segunda-feira, 12 de julho de 2010

Escolas e cursos de astronomia

Queria complementar o texto do Thiago com informações de onde estudar astronomia, digamos, informalmente.

Existem cursos oferecidos pelos centros onde se faz pesquisa em astrofísica. Por exemplo, aqui na Divisão de Astrofísica começa hoje mais uma edição do Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica (CIAA): http://www.das.inpe.br/ciaa/index.php. Este curso dura uma semana, é bem abrangente em relação ao conteúdo (desde Sistema Solar a Cosmologia) e conta ainda com sessões de observação do Sol e do céu noturno e oficinas temáticas. O CIAA é direcionado para os professores de ensino fundamental e médio e para os estudantes de graduação a partir do segundo ano.

Existe alguma vantagem em se fazer esse curso? Lógico que sim, afinal você entra em contato com astrônomos profissionais, conhece o INPE e outras pessoas que também gostam de astronomia. E quem sabe os autores do blog também, se ainda estiverem por aqui. =) Mas pra quem está na graduação a motivação principal é entrar em contato com essa área de pesquisa para começar a pensar no seu futuro profissional.

Bom, existem outros cursos além do CIAA, mas sobre eles não posso dar informações, então deixo os links dos que conheço e me lembro agora:
Cursos de extensão do IAG: href="http://www.astro.iag.usp.br/index.php?dir=ensino&file=ensino.php?cod=extensao
Cursos da prefeitura de SP: ref="http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/planetarios/cursos/index.php?p=388

Além dos cursos de astronomia, existem as escolas específicas de cosmologia, gravitação, radioastronomia, etc. que ocorrem eventualmente e que são anunciadas através dos boletins das sociedades (de física, astronomia, etc.) ou de cartazes que são enviados para as universidades. Essas normalmente são dirigidas para quem já está na pós graduação, mas a do CBPF é uma que também recebe os alunos da graduação: http://mesonpi2.cat.cbpf.br/e2010/index.php.

2 comentários:

  1. Olas.... Bela iniciativa, meninos e meninas. Se vcs permitirem, posso enviar umas matérias prá vcs colocarem no blog.

    Sobre esse post, um comentário: pq o link do curso está com o endereço do lac???? http://www.lac.inpe.br/ciaa/index.php dá no mesmo endereço que http://www.das.inpe.br/ciaa/index.php... mas ele deveria apontar prá nossa página!

    []s,

    Alex

    ResponderExcluir
  2. Oi Alex, copiei o link que foi apontado clicando no banner na página de entrada da Das. Já está corrigido.

    ResponderExcluir